SISEM-SP e Museu da Imigração realizam a 3ª Reunião da Rede de Museus Históricos

Publicado dia 19/02/2014 por Acam Portinari

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu da Imigração de São Paulo, realiza, no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), a terceira Reunião da Rede de Museus Históricos. A atividade será realizada na sede da Secretaria de Estado da Cultura, na capital de São Paulo.

A programação contará com a oficina “Reserva Técnica – organização e acondicionamento”, ministrada pelo especialista em museologia Álvaro Guimarães. Após a atividade, o encontro promove uma discussão sobre a Rede, aberta ao público e gratuita, a partir das 17h, no auditório da Secretaria de Estado da Cultura.

De acordo com Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP, a ação tem por objetivo impulsionar a articulação da rede de museus históricos. “Mais de cinquenta por cento dos museus paulistas é de museus históricos, que têm campos de pesquisa convergentes no que diz respeito à preservação da memória coletiva. É importante articular ações estruturantes voltadas para apoiar a conservação e extroversão desses acervos.”

As reuniões temáticas foram propostas em 2011, durante o 3º Encontro Paulista de Museus. Elas buscam a articulação da instituições museológicas paulistas, de acordo com os perfis e afinidades do trabalho e das coleções. A proposta é estruturar uma rede de relacionamento e contato, para que os equipamentos, principalmente os localizados no interior, se fortaleçam, buscando o aperfeiçoamento dos processos de salvaguarda e comunicação, entre outros.

O Auditório da Secretaria está localiza Rua Mauá, nº 51, 1º andar. Outras informações pelo (11) 2692-1866 ou nos sites www.sisemsp.org.br / www.museudaimigracao.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado. Em seu novo projeto museológico, o Museu da Imigração valoriza ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e propõe ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.

Serviço:
Reunião da Rede de Museus Históricos
Data: 26/2/2014
Horário: a partir das 17h
Local: Secretaria de Estado da Cultura – Rua Mauá, 51, auditório – 1º andar
Informações: (11) 2692-1866; www.sisemsp.org.br / www.museudaimigracao.org.br
Inscrições: encerradas

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 2627-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais