Ir para o conteúdo

SISEM-SP E MUSEU PAULISTA DA USP REALIZAM A LIVE “COMO EXPLORAR UM MUSEU HISTÓRICO?”

Publicado dia 23/08/2021 por Acam Portinari

Atividade é baseada em obra de mesmo nome datada de 1992

“Como explorar um museu histórico?”, publicação editada pelo Museu Paulista em 1992, que marcou época por indicar novas possibilidades metodológicas e conceituais para museus de história, até ali muito marcados pelo foco privilegiado nas personalidades políticas e na história das elites, é o tema da live que o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado realizará em 25 de agosto, às 15h, em seu canal no Youtube.

A atividade, produzida em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari, conta também com o apoio do Museu Paulista, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, e será conduzida pelo Prof. Dr. Paulo Garcez Marins, historiador e doutor em História Social pela USP. Desde 2004, integra o corpo docente e de curadores do Museu Paulista da USP, instituição em que é, atualmente, chefe da Divisão Científica de Acervo e Curadoria. É também docente dos Programas em Museologia e em Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Paulo e editor de Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material desde 2005. É membro do ICOM, do UMAC e do ICOMOS.

A obra, coordenada pelo Prof. Ulpiano Bezerra de Meneses, então diretor do Museu Paulista, conta com textos do próprio Ulpiano e de Vânia Carneiro de Carvalho, Heloisa Barbuy e Marlene Suano, que tematizam como abordar acervos de móveis, armas, veículos e pinturas históricas, além de proporem bases para o entendimento dos museus de história como lugares de reflexão crítica e não de celebração ou culto do passado.

Segundo mapeamento do SISEM-SP, o estado de São Paulo conta com cerca de 220 museus históricos, a maioria deles sob gestão municipal. “Nesta tipologia, estamos considerando não apenas os museus cujos acervos e narrativas se referem à história local, mas também, os museus que podem ser relacionados como museus de cidade”, esclarece Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP.

SERVIÇO

Live Como explorar um museu histórico?

Dia 25 de agosto

Às 15h

No canal do SISEM-SP no Youtube

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais