Ir para o conteúdo

SISEM-SP leva mostra sobre Giuseppe Ungaretti e Haroldo de Campos a Socorro

Publicado dia 06/12/2012 por Acam Portinari

A partir de 11/12, a exposição ‘De uma Estrela a Outra – Encontros Literários Itália-Brasil’ apresentará a história e a produção literária dos escritores; a entrada é gratuita

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, a Casa das Rosas e a Prefeitura de Socorro, realiza a partir do dia 11 de dezembro (terça-feira) a exposição “De uma Estrela a Outra – Encontros Literários Itália- Brasil”. A mostra, em cartaz na Biblioteca Municipal, reúne a história e a produção literária de dois grandes escritores, Giuseppe Ungaretti (1888-1970) e Haroldo de Campos (1929-2003).

A primeira parte da montagem apresenta Ungaretti, que esteve no Brasil de 1937 a 1942, período que lecionou na Universidade de São Paulo (USP) e conseguiu aprofundar seu conhecimento sobre a relação entre memória e inocência, além de entender profundamente o sentido do Barroco. Já a segunda, dedica-se às transcrições dantescas de Haroldo de Campos dos Cantos do Paraíso da Divina Comédia de Dante Alighieri.

Com entrada gratuita, a itinerância pode ser vista até 13 de janeiro de 2013, de segunda à sexta, das 8h30 às 19 horas. A Biblioteca Municipal Professora Esther de Camargo Toledo Teixeira está localizada na Rua Campos Salles, nº 177, no Centro. Mais informações estão disponíveis no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse  www.sisemsp.org.br.

Poiesis

Constituída em 1995, a Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura é uma organização não governamental que, em 2008, recebeu a qualificação de Organização Social (OS) por parte do Governo do Estado de São Paulo. A instituição é uma das OSs parceiras da Secretaria de Estado da Cultura no processo de execução dos seus objetivos, por meio da política cultural por ela formulada. Por intermédio de um Contrato de Gestão, a Poiesis cuida da gestão de 21 Oficinas Culturais do Estado, duas Fábricas de Cultura e de dois espaços culturais: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e Casa Guilherme de Almeida. Para saber mais acesse:www.poiesis.org.br

Casa das Rosas

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um Centro Cultural localizado em um dos últimos casarões na Avenida Paulista, em São Paulo. A poesia encontra na Casa um espaço completamente democrático, onde se pretende desfazer preconceitos e qualquer paradigma negativo sobre a arte poética. É também o primeiro espaço público do país destinado à poesia, sendo batizado como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em homenagem ao poeta paulistano, falecido em 2003. Para saber mais acesse: www.casadasrosas-sp.org.br

Serviço:
Exposição “De uma Estrela a Outra – Encontros Literários Itália-Brasil” em Socorro
Abertura: 11/12/2012
Período: de 11/12/2012 a 13/1/2013
Local: Biblioteca Municipal Professora Esther de Camargo Toledo Teixeira (Rua Campos Salles, nº 177, Centro – Socorro/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 19h
Informações: (19) 3895-4829
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais