Ir para o conteúdo

SISEM-SP participa do Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas

Publicado dia 03/11/2014 por Acam Portinari

A coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM/SEC), Renata Motta, e o diretor do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), Davidson Kaseker, instâncias ligadas à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, estão convidados a participar do “VIII Encontro de Palácios, Museus Casa e Casas Históricas”. Realizado de 5 a 8/11, na capital paulista, o evento tem como proposta refletir sobre a importância da preservação e da requalificação dos centros de memória.

Ana Cristina Carvalho, curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, Maria Ignez Mantovani Franco, presidente do Conselho Internacional de Museus (Icom/Brasil) e Renata Motta, entre outros grandes nomes da museologia nacional, participam da abertura do Encontro, que acontece em 5/11, às 9h00. No dia 06/11, às 15h00, Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, Davidson Kaseker mostrará experiências de algumas instituições paulistas, dentre elas a Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto, que está em fase de estruturação.

“Trata-se de um importante espaço de articulação da Rede Temática de Museus Casa e Casas Históricas que promove debates e discussões voltadas para a definição de estratégias de desenvolvimento institucional e práticas de gestão, com ênfase nos desafios na preservação e comunicação de acervos tão singulares. Para o SISEM-SP é uma oportunidade ímpar de dar visibilidade a experiências exitosas e iniciativas pioneiras que estão em andamento no interior paulista”, explica Kaseker.

O Encontro chega à oitava edição com o tema “Coleções e Personagens: por que preservar?”. É promovido pela Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e conta com palestras em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional; Casa Guilherme de Almeida, Museu Felícia Leirner e Museu Casa de Portinari, da Secretaria de Estado da Cultura; Fundação Maria Luisa e Oscar Americano; e Fundação Cultural Ema Gordon Klabin.

O foco será a diversidade dos museus-casas e casas históricas paulistas, destacando seus desafios de preservação, com ênfase na requalificação e no processo de transformação de casas históricas em museus, em diálogo com as teorias atuais de restauro e a legislação vigente. As discussões serão apoiadas em quatro eixos de reflexão: Proteger, Conservar, Interpretar e Conviver. Para os debates foram convidados profissionais que atuam no meio museológico, nos órgãos de proteção e nas universidades e que promoverão um rico debate sobre os caminhos para a manutenção dessas instituições.

Clique AQUI e confira a programação completa.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

SERVIÇO:
Data: 5 a 8 de novembro de 2014
Local: Palácio dos Bandeirantes (Avenida Morumbi, nº 4.500 – Morumbi, São Paulo/SP)
Entrada: inscrições gratuitas

 

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais