Ir para o conteúdo

SISEM-SP REALIZA 15º ENCONTRO DE REPRESENTANTES REGIONAIS (15ERR)

Publicado dia 28/05/2018 por Acam Portinari

Balanço das ações anuais, Cadastro Estadual de Museus e campanha Sonhar o Mundo fazem parte da pauta

Integrantes das 14 Regiões Administrativas e das duas Regiões Metropolitanas do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) reúnem-se, nos dias 28 e 29 de maio, na Secretaria da Cultura do Estado, para o 15º Encontro de Representantes Regionais (15ERR).

Uma série de temas e assuntos serão abordados nos dois dias de encontro. Entre eles, o balanço anual das ações do SISEM-SP, com redefinição do foco de atuação e coleta das necessidades observadas nas regiões pelas representações regionais.

Serão apresentados também os resultados das inscrições ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) depois que a ferramenta foi aberta à participação de instituições museológicas de todo Estado. Estratégias regionais para ampliar as adesões também serão debatidas.

A campanha “Sonhar o Mundo” que, em dezembro, une os museus paulistas em torno de temas relacionados aos Direitos Humanos, também será abordada no 15ERR. Serão apresentados os resultados da ação no ano passado e estudadas novas formas de mobilização para 2018.

O encontro conta ainda com a palestra “Participação e Representação: um estudo sobre a experiência da representação regional de museus no Estado de São Paulo” – apresentação da pesquisa de mestrado da especialista Larissa Rizzatti Gomes que analisa os arranjos institucionais e o perfil das pessoas que se engajam nas representações museais paulista.

“Os Encontros de Representantes Regionais são cruciais para o ordenamento, reestruturação e renovação anual do SISEM-SP. Para que nosso sistema funcione harmoniosamente em todo o Estado, é fundamental a manutenção de um espaço com exposição de argumentos, avaliações dos trabalhos e disseminação de ideias”, argumenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais