Ir para o conteúdo

SISEM-SP REALIZA EXPOSIÇÃO “ATAVOS” EM BASTOS, NO OESTE PAULISTA

Publicado dia 28/11/2018 por Acam Portinari

Mostra reúne trabalhos da fotógrafa chilena, radicada no Brasil, Pola Fernandez

A mostra itinerante e gratuita “Atavos”, da fotógrafa chilena, radicada no Brasil, Pola Fernandez, segue viagem pelo Estado. Entre os dias 4 de dezembro e 15 de fevereiro de 2019, a exposição estará em cartaz no Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka, em Bastos, no Oeste paulista. A iniciativa resulta de parceria da ACAM Portinari, Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado e Prefeitura Municipal de Bastos.

Reconectar passado e presente por meio do retrato fotográfico e compor um diálogo entre a ancestralidade africana e a universalidade presente em cada um de nós. Esses são os objetivos da exposição – composta por 23 fotografias que retratam mulheres afrodescendentes da cidade de Salto (SP) em frente a ampliações de retratos de escravas negras, feitos no século XIX.

“Conexão e reconexão no mesmo instante. As séries de fotografias produzidas por Pola não são apenas retratos. Embebidas de imaginação, essas imagens capturam-nos pela energia simbiótica quando postas em conexão com a ausente árvore genealógica”, relata o texto curatorial da especialista Fabiana Bruno.

No dia 4 de dezembro, às 9h, no Anfiteatro Governador Mario Covas, Pola Fernandez participará de um bate-papo sobre a trajetória de seu trabalho e sobre a produção destas fotografias, em especial.

Pola Fernandez

Chilena radicada no Brasil desde 1979, Pola Fernandez é pedagoga e fotógrafa, especialista em Artes Visuais e Educação pela Unicamp. Ela participa desde 2010 de exposições fotográficas e artísticas coletivas e individuais. Realizou projetos culturais premiados pelo ProAc Editais (Culturas Negras) e edital da Prefeitura Municipal de Salto.

A artista tem como interesse temático a cultura africana e a memória da mulher negra brasileira. Assim, Pola realiza a pesquisa de retratos históricos fotográficos de escravos e negros, produzidos no Brasil no século XIX. Atualmente, ela integra o Grupo Estudos em Fotografia do Ateliê Casa, em Campinas.

Veja imagens da exposição: www.polafernandez.com.br/atavos/

SERVIÇO

Exposição “Atavos”
Período: 4 de dezembro a 15 de fevereiro de 2019
Onde: Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka
Endereço: Praça Kunito Miasaka – Centro – Bastos/SP
Horário de funcionamento: seg à sex, das 7h às 17h; sáb e dom, das 8h às 12h
Informações: (14) 3478-6557

Abertura com palestra ministrada pela artista Pola Fernandes:
Quando: 4 de dezembro de 2018, 9h
Onde: Anfiteatro Governador Mario Covas
Endereço: Avenida 18 de junho, 250 – Centro – Bastos/SP
Informações: (14) 3478-1115

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais