Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

SISEM-SP realiza exposição ‘Nhenhenhém – Aqui todo mundo é Índio’ em Batatais

Publicado dia 11/07/2013 por Acam Portinari

Baseada em estudos históricos e antropológicos, a mostra, que começa dia 15/7, é sobre os primeiros habitantes da região do nordeste paulista antes da chegada dos portugueses; a entrada é gratuita

Batatais (SP) recebe, a partir de 15 de julho (segunda-feira), uma exposição sobre as primeiras culturas que ocuparam o Vale do Paraíba até a chegada dos portugueses. Com realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura, a mostra ficará no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís.

Idealizada no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, a exposição “Nhenhenhém – Aqui todo mundo é Índio” foi produzida com base em estudos históricos e antropológicos. O trabalho procura ampliar a percepção do tema através das linguagens da arte contemporânea. Deste modo, os visitantes poderão conhecer dados e fatos históricos relacionados o início do Vale e pensar sobre questões de sua própria história e identidade.

A palavra “nhenhenhém” é originada do verbo Tupi “nhe’eng” (falar, piar). É usada costumeiramente na forma de “vamos deixar de nhenhenhém”, um recurso de linguagem brasileiríssimo, com significado de resmungo, replicação indelicada, insistente e teimosa.

Com curadoria da artista Célia Barros, produção de Paulo Pacini e entrada gratuita, a mostra pode ser vista de segunda a  sábado, das 8h às 11h e das 14h às 17h. NUseu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís, praça Dr. Antonio Teodoro de Lima s/n. Mais informações, pelo telefone (12) 3761-7071.

A exposição faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como cursos de capacitação para museus, curso de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
Exposição “Nhenhenhém – Aqui todo mundo é Índio
Período: de 15/7 a 15/9/2013
Local:
Museu Histórico e Pedag[ogico Dr. Washington Luís (praça Dr. Antonio Teodoro de Lima s/n

Horário: de segunda a sábado, das 8h às 11h e das 14h às 17h
Informações: (12) 3761-7071
Entrada: gratuita

Cèlia Barros e Paulo Pacini:

12 – 8134 6807
12 – 8136 1486

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais