Ir para o conteúdo

SISEM-SP realiza oficina gratuita em São José dos Campos

Publicado dia 15/04/2014 por Acam Portinari

Atividade acontece dias 24 e 25/4 e tem como proposta capacitar participantes para a elaboração de projetos culturais

Em abril, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de São José dos Campos, promove a oficina “Elaboração de Projetos Culturais”. Realizada nos dias 24 e 25 de abril (quinta e sexta-feira), na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, das 9h às 17h, a atividade destina-se aos profissionais da área museológica e interessados, com adesão é gratuita.

A ação tem como proposta, de forma objetiva e prática, capacitar os participantes para a elaboração de projetos culturais, tendo como foco os editais do ProAC (Programa de Ação Cultural) voltados aos museus: “Concurso de Apoio a Projetos de Difusão de Acervos Museológicos no Estado de São Paulo” e “Concurso de Apoio a Projetos de Preservação de Acervos Museológicos no Estado de São Paulo”. Outras formas de financiamento à cultura, como a Lei Rouanet e o ProAC – ICMS, também serão apresentadas.

A atividade será ministrada por Bárbara Rodarte, que tem formação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pela ECA/USP e MBA em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A professora já trabalhou na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP).

As inscrições podem ser feitas pelo site sisem@sp.gov.br. Serão oferecidas 20 vagas. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está localizada na Avenida Olivo Gomes, nº 100. Outras informações pelo telefone (12) 3924-7300 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
“Elaboração de projetos Culturais”
Data: 24 e 25/4/2014
Local: Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Auditório Elmano Ferreira Veloso (Avenida Olivo Gomes, nº 100, São José dos Campos/SP)
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Informações: (12) 3924-7300/ (11) 2628-8208
Vagas: 20
Inscrições: sisem@sp.gov.br
Adesão: gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais