Ir para o conteúdo

SISEM-SP REALIZA OFICINA INTRODUÇÃO A PEQUENOS REPAROS EM LIVROS E DOCUMENTOS NA CASA DA CULTURA DE ITAPIRA

Publicado dia 16/12/2019 por Acam Portinari

Gratuita, atividade tem inscrições até o dia 19 de dezembro, no site do SISEM-SP

Estão abertas as inscrições para a oficina “Introdução a Pequenos Reparos em Livros e Documentos”, que será realizada no dia 20 de dezembro, a partir das 9h30, na Casa da Cultura João Torrecillas Filho, em Itapira (SP).

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, o projeto tem como objetivo preparar os participantes para intervir adequadamente na estabilização dos danos em livros e documentos. Na atividade serão apresentados elementos básicos sobre a utilização do papel japonês e os tipos de colas usadas para o trabalho de restauro. Haverá também uma introdução sobre procedimentos recomendados nos casos de acervos documentais danificados por água. 

A oficina será ministrada por Marlene Lakyformada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), e em Conservação e Restauro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP). A profissional coordenou diversas oficinas sobre salvaguarda de livros em instituições como ECA-USP, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida, museu onde atua como técnica em preservação de títulos.

Foram disponibilizadas 20 vagas e a participação é gratuita, com inscrições até o dia 19 de dezembro, no site do SISEM-SP, por meio da plataforma ADA, no https://cem.sisemsp.org.br/. Saiba mais sobre o sistema de inscrição aqui.

SERVIÇO

Oficina Introdução a Pequenos Reparos em Livros e Documentos

Dia 20, das 9h30 às 12h e das 13h às 16h30

Inscrições: até o dia 19 de dezembro, no https://cem.sisemsp.org.br/.

Casa da Cultura “João Torrecillas Filho”

Rua Rui Barbosa, 750, Centro – Itapira /SP

20 vagas

Gratuito

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais