Ir para o conteúdo

SISEM-SP realiza oficina sobre Gestão de Acervo em Santos

Publicado dia 22/06/2012 por Acam Portinari

Atividade gratuita, voltada para o público da área museológica, será dia 27/6 no Museu do Café; entrada gratuita

O Museu do Café de Santos irá receber no dia 27 de junho uma oficina sobre Gestão de Acervos. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, em parceira com o Museu do Café e a prefeitura, a atividade gratuita é voltada para profissionais, estudantes e interessados da área museológica. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (13) 3213-1750 ou email biblioteca@museudocafe.org.br

A oficina tem como proposta discutir metodologias de recuperação de informações em acervos preservados pela museologia, arquivologia e biblioteconomia. Esta oficina é voltada tanto para o público interno quanto externo.
A atividade será ministrada por Johanna Wilhelmina Smit, formada em biblioteconomia pela USP (Universidade de São Paulo). A palestrante tem mestrado e doutorado na França, na área de análise documentária, é coordenadora e professora do Curso de Especialização em Organização de Arquivos, promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros e pela Escola de Comunicações e Artes da USP, membro do Conselho Técnico dos Sistemas de Arquivos da USP e consultora no Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo.

O Museu do Café de Santos está localizado na rua XV de Novembro, nº 95, Centro. Mais informações pelo telefone (13) 3213-1750.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br

Museu do Café
O Museu do Café, abrigado no edifício-monumento da Bolsa Oficial do Café, no centro histórico da cidade de Santos, foi criado há doze anos, no contexto de revitalização do centro da cidade que o abriga. Gerido pela Associação dos Amigos do Museu do Café, organização social que desde 2008 mantém contrato com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como missão colecionar, conservar, expor, investigar e pesquisar objetos e evidências arquitetônicas, artísticas e documentais que testemunhem, para diferentes públicos, a história e o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil na sua relação com o agronegócio Café, em âmbito nacional e internacional. Para saber mais acesse: www.museudocafe.com.br.

Serviço:
Oficina Gestão de Acervo
Data: 27/6/2012
Local: Museu do Café de Santos (rua XV de Novembro, nº 95, Centro – Santos/SP)
Horário: das 10h às 17h
Inscrições: (13) 3213-1750 ou biblioteca@museudocafe.org.br

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais