• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Sistema Estadual de Museus promove encontro regional em Pindamonhangaba

Reunião tem como objetivo fortalecer a articulação dos museus locais e preparar estratégias de atuação dos equipamentos e ações do SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, realiza na quarta-feira (9/4) o encontro da Região Administrativa de São José dos Campos, que vai acontecer em Pindamonhangaba. A reunião tem como principal objetivo fortalecer a articulação dos museus e preparar estratégias de atuação das instituições e do Sistema.

Para Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP, o encontro é fundamental para discutir e identificar as prioridades dos museus da região, além de auxiliar na definição das ações ao longo do ano. “O nosso desafio é equilibrar as programações para que elas contemplem todas as regiões paulistas, aliando as demandas regionais de acordo com a nossa capacidade de ação”, completa.

Além da presença do diretor do SISEM, estarão no evento os representantes regionais Alberto Capucci e Rita de Cássia Bairão. Entre os tópicos da pauta, os participantes discutirão questões sobre o papel do SISEM-SP e as ações que podem ser desenvolvidas em parceria com base nas identidades regionais e afinidades das instituições.

Durante o encontro será abordado o Seminário da Fundação Bienal, a programação do SISEM-SP para a RA em questão durante 2014, o 6º Encontro Paulista de Museus, que ocorre de 2 a 4 de junho, em São Paulo, o Edital-ProAC para museus e as eleições para a Representação Regional e para o Conselho de Orientação do SISEM-SP.

Ainda como parte do cronograma, será realizada a palestra “Conservação Preventiva em Museus e Exposições”. A atividade será ministrada pelo museólogo, mestre em Memória Social e Documentos pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) Ivanei da Silva, que atualmente trabalha em São Paulo, no Museu Casa Guilherme de Almeida e na Casa das Rosas. O professor também fará observações sobre o acondicionamento e transporte de obras.

A reunião será das 10h às 16h, Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, localizado na Rua Marechal Deodoro, nº 260, no bairro Jardim Boa Vista. Outras informações pelo telefone (12) 3662-1832/www.sisemsp.org.br

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Serviço:
Reunião da RA de Bauru
Data: 9/4/2014
Local: Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina (Rua Marechal Deodoro, nº 260, bairro Jardim Boa Vista – Pindamonhangaba /SP)
Horário: das 10h às 16h
Informações: (12) 3662-1832/www.sisemsp.org.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*