Ir para o conteúdo

Sistema Estadual de Museus realiza oficina de capacitação em Caraguatatuba (SP)

Publicado dia 03/12/2013 por Acam Portinari

Ação será desenvolvida no Museu da Arte e Cultura de Caraguatatuba, no dia 9 de dezembro; adesão é gratuita

Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e a Prefeitura de Caraguatatuba, a oficina de capacitação “Introdução à Preservação de Imagens em Movimento” acontecerá no Museu da Arte e Cultura da cidade, no dia 9 de dezembro (segunda-feira), das 9h às 18h. As inscrições devem ser feitas pelo email museucaragua@gmail.com.

Ministrada pela historiadora Patrícia Lira, a atividade abordará os procedimentos para a conservação, documentação, difusão e digitalização de acervos audiovisuais, além de enfatizar os aspectos técnicos, teóricos e humanos da salvaguarda e da abertura à pesquisa deste tipo de acervo. A palestrante atualmente é a responsável pelo atendimento ao pesquisador no centro de Memória e Informação de Museu da Imagem e do Som (Cemis).

O Museu da Arte e Cultura fica localizado na Praça Cândido Motta, nº 72, Centro. O telefone para outras informações é (12) 3883-9188 ou pelo site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)

O Museu da Imagem e do Som foi criado em 29 de maio de 1970, já vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Em 2011, recebeu um novo plano de atividades sob a gestão de André Sturm. Assim, frente a todo o seu valor histórico e cultural na cidade de São Paulo, o museu passa a ser um espaço de encontro para a população paulista, onde a pluralidade na programação artística e a efervescência cultural prevalecem. O MIS, que tem suas atividades garantidas por uma parceria público-privada gerenciada pela Organização Social de Cultura Paço das Artes, passou, então, a atuar baseado em áreas pensadas para agir de forma coordenada e complementar. Para saber mais acesse: www.mis-sp.org.br

Serviço:
Oficina “Introdução à Preservação de Imagens em Movimentos”
Data:
9/12/2013 (segunda-feira)
Local: Museu da Arte e Cultura de Caraguatatuba (Praça Cândido Motta, nº 72 – Centro, Caraguatatuba/SP)
Horário: das 9h às 18h
Informações: (12) 3883-9188
Inscrições: museucaragua@gmail.com
Vagas: 20
Preço: gratuito
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais