• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS REALIZA OFICINA EM PIRACICABA

Voltada aos profissionais da área museológica, a atividade acontece em 29 de julho (segunda-feira), das 9h às 16h30, no MHP Prudente de Moraes; a adesão é gratuita


O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e a Casa Guilherme Almeida realizam, no dia 29 de julho (segunda-feira), das 9h às 16h30, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba, a oficina “Introdução a Pequenos Reparos em Livros e Documentos”.   

O projeto tem como objetivo preparar os participantes para interver adequadamente na estabilização dos danos em livros e documentos. Na atividade serão apresentados elementos básicos sobre a utilização do papel japonês e os tipos de colas usadas para o trabalho de restauro. As inscrições para a atividade estão disponíveis no site www.sisemsp.org.br.

A atividade será ministrada por Marlene Laky,formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), e em conservação e restauro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP). Coordenou diversas oficinas sobre salvaguarda de livros em instituições como ECA-USP, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida, museu onde atua como técnica em preservação de títulos.

Foram disponibilizadas 20 vagas, os interessados em participar devem se inscrever por meio da plataforma ADA, no link https://cem.sisemsp.org.br. Saiba mais sobre o sistema de inscrição clicando aquihttps://sisemsp.org.br/conheca-o-novo-sistema-de-inscricao-para-as-atividades-do-sisem-sp/.

A participação é gratuita e dedicada aos profissionais da área museológica. O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está localizado na Rua Santo Antonio, nº 641, no Centro. Outras informações pelo telefone (19) 3422-3069 ou pelo e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br.

Poiesis

Constituída em 1995, a Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura é uma organização não governamental que, em 2008, recebeu a qualificação de Organização Social (OS) por parte do Governo do Estado de São Paulo. A instituição é uma das OSs parceiras da Secretaria de Estado da Cultura no processo de execução dos seus objetivos, por meio da política cultural por ela formulada. Por intermédio de um Contrato de Gestão, a Poiesis cuida da gestão de 21 Oficinas Culturais do Estado, duas Fábricas de Cultura e de dois espaços culturais: Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e Casa Guilherme de Almeida. Para saber mais acesse: www.poiesis.org.br

Casa Guilherme de Almeida

A Casa Guilherme de Almeida, museu da Secretaria de Estado da Cultura inaugurado em 1979, abriga um acervo de obras de arte e objetos que pertenceram ao poeta, tradutor e jornalista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. O museu está instalado na residência onde ele viveu de 1946 até o ano de sua morte. A Casa Guilherme de Almeida oferece ao público intensa programação cultural – organizada por seu Centro de Estudos de Tradução Literária, criado no museu em 2009 –, que inclui cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e recitais.  Após um período fechado para reestruturação e reformas, o museu reabriu à visitação pública, em dezembro de 2010. As visitas, sempre orientadas, são realizadas de terça a domingo, das 10h às 18h.

SERVIÇO:

Oficina “Introdução a Pequenos Reparos em Livros e Documentos”

Data: 29/07/2019
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h30

Local: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes – Rua Santo Antônio, 641 – Centro – Piracicaba – SP

Informações: (19) 3422-3069

Adesão: gratuita – 20 vagas

Inscrições: https://cem.sisemsp.org.br.

Fonte: SISEM-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*