Ir para o conteúdo

SITE DO SISEM-SP REÚNE DOCUMENTOS E LEGISLAÇÕES PARA QUALIFICAÇÃO DOS MUSEUS

Publicado dia 28/02/2018 por Acam Portinari

Espaço virtual disponibiliza materiais úteis para a adesão ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP)

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, disponibilizou em seu site mais uma ferramenta para auxílio dos museus. Trata-se do link “Documentos Úteis”, que, como o nome frisa, traz um compilado de documentos e legislações disponíveis para download – e úteis à qualificação, orientação e adequação das instituições museológicas paulistas e seus respectivos acervos.

Estar atento às legislações vigentes é fundamental para que os museus garantam sua segurança institucional e do patrimônio cultural, de acordo com a especificidade de seus acervos. Por isso, o conteúdo do link “Documentos Úteis” também é de grande valia para orientar o atendimento a alguns parâmetros do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

No link, por exemplo, encontram-se os documentos-base para a criação do CEM-SP; o Estatuto dos Museus; o Código de Ética do International Council of Museums (Icom); além de uma série de legislações específicas sobre acervos (arqueológicos e paleontológicos, arquivísticos, afundados, biológicos, ferroviários e de presidentes da República).

“O SISEM-SP tem como responsabilidade promover o fortalecimento dos museus paulistas. Em conformidade com isso, compilamos no link ‘Documentos Úteis’ grande parte dos materiais necessários à qualificação das instituições museais e à adesão ao Cadastro Estadual de Museus. Assim, à distância de um clique, é possível acessar materiais antes dispersos em diversas fontes e atender, de forma prática e rápida, às necessidades dos museus”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

O campo “Documentos Úteis” estará em constante atualização e acréscimo de novos materiais. Para ter acesso ao link, entre no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br), vá até o campo “Cadastro Estadual de Museus“ e clique em “Documentos Úteis”. Ou acesse: https://www.sisemsp.org.br/cadastro-estadual-de-museus/documentos-uteis/

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais