Ir para o conteúdo

Sonhar o Mundo mobiliza os Museus Paulistas acerca da temática mulheres

Publicado dia 25/11/2021 por Acam Portinari

Instituições museais podem inscrever diversas atividades gratuitas e virtuais para compor a programação da campanha até o dia 25 de novembro

Em face às possíveis agressões a direitos, os museus sabem como se posicionar? No atual contexto, pensando em ações de agressão de públicos externos, qual é a tendência dos museus? Adotar protocolos que excluam cada vez mais o acesso? E, pensando no ambiente interno, será que em tempos de compliance, efetivamente estão garantidas soluções para quando observadas violações a direitos?

Essas são algumas questões que norteiam a campanha Sonhar o Mundo, a ser realizada de 6 a 12 de dezembro, de forma on-line, pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e os museus articuladores: Museu da Inclusão, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Museu Índia Vanuíre.

Com o tema “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, essa edição dá continuidade ao ciclo de sensibilização iniciado no final do ano passado, cuja temática da campanha, realizada em parceria com o coletivo transnacional “Mujeres cambian los museos”, foi “Equidade de gênero”.

A partir daí, várias ações de conscientização e discussão do assunto foram realizadas por meio de videocartas e fóruns de discussão. Para concretizar o legado desse ciclo, a Sonhar o Mundo 2021 manteve a tônica “Mulheres” e busca engajar os museus na construção de soluções, prosseguindo com suas responsabilidades de atuar na sociedade.

A Campanha é uma ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no sentido de articular e mobilizar os museus paulistas, incentivando-os a promover a reflexão e o debate de questões relacionadas aos Direitos Humanos. Tradicionalmente é realizada na semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) e parte do pressuposto de que os museus devem atuar como instrumentos de transformação social ao incentivar as instituições a criarem ações relacionadas à temática proposta.

Mobilização dos museus

A Sonhar o Mundo é aberta à participação de todas as instituições museológicas paulistas e até o dia 25 de dezembro, recebe inscrições de atividades para compor sua programação oficial.

O cadastramento de ações é feito por meio do preenchimento do formulário disponível aqui. É possível inscrever até três ações por formulário, caso o museu queira inscrever mais, basta abrir e preencher um novo documento. Clique aqui para mais informações e para ter acesso ao kit de divulgação.

Atrações pré-evento

Além da programação composta por atividades realizadas pelos museus que aderirem à campanha, a Sonhar o Mundo promoverá, em 2 de dezembro, das 10h às 12h, o webinário “O cenário de violações dos direitos das mulheres e a atuação das instâncias de proteção”.

“Foram convidadas representantes das mais diversas instâncias de proteção aos direitos das mulheres não só para abordarem e conscientizarem sobre o tema, mas a partir do que será exposto, elas também irão colaborar na posterior construção de um protocolo de ações a serem desenvolvidas nos museus paulistas visando à proteção das mulheres, sejam elas trabalhadoras ou público das instituições”, diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Outra atividade de destaque é a oficina “Proteção para Mulheres nos Museus”, a ser realizada em 3 de dezembro, das 10h às 12h, ministrada por Agnes Karoline de Farias Castro, integrante da rede Promotoras Legais Populares. O público-alvo são as profissionais de museus que poderão se tornar multiplicadoras dentro das suas instituições.

Em breve o SISEM-SP divulgará a programação completa da Sonhar o Mundo no website e nas redes sociais.

Posts Relacionados

Site da ACAM Portinari conquista Selo de Acessibilidade Digital

Veja Mais

Museus da ACAM avançam na acessibilidade digital

Veja Mais

ACAM Portinari recebe Selo de Acessibilidade Digital para o site do SISEM-SP

Veja Mais