Ir para o conteúdo

Sonhar o Mundo mobiliza os Museus Paulistas acerca da temática mulheres

Publicado dia 25/11/2021 por Acam Portinari

Instituições museais podem inscrever diversas atividades gratuitas e virtuais para compor a programação da campanha até o dia 25 de novembro

Em face às possíveis agressões a direitos, os museus sabem como se posicionar? No atual contexto, pensando em ações de agressão de públicos externos, qual é a tendência dos museus? Adotar protocolos que excluam cada vez mais o acesso? E, pensando no ambiente interno, será que em tempos de compliance, efetivamente estão garantidas soluções para quando observadas violações a direitos?

Essas são algumas questões que norteiam a campanha Sonhar o Mundo, a ser realizada de 6 a 12 de dezembro, de forma on-line, pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e os museus articuladores: Museu da Inclusão, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Museu Índia Vanuíre.

Com o tema “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, essa edição dá continuidade ao ciclo de sensibilização iniciado no final do ano passado, cuja temática da campanha, realizada em parceria com o coletivo transnacional “Mujeres cambian los museos”, foi “Equidade de gênero”.

A partir daí, várias ações de conscientização e discussão do assunto foram realizadas por meio de videocartas e fóruns de discussão. Para concretizar o legado desse ciclo, a Sonhar o Mundo 2021 manteve a tônica “Mulheres” e busca engajar os museus na construção de soluções, prosseguindo com suas responsabilidades de atuar na sociedade.

A Campanha é uma ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no sentido de articular e mobilizar os museus paulistas, incentivando-os a promover a reflexão e o debate de questões relacionadas aos Direitos Humanos. Tradicionalmente é realizada na semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) e parte do pressuposto de que os museus devem atuar como instrumentos de transformação social ao incentivar as instituições a criarem ações relacionadas à temática proposta.

Mobilização dos museus

A Sonhar o Mundo é aberta à participação de todas as instituições museológicas paulistas e até o dia 25 de dezembro, recebe inscrições de atividades para compor sua programação oficial.

O cadastramento de ações é feito por meio do preenchimento do formulário disponível aqui. É possível inscrever até três ações por formulário, caso o museu queira inscrever mais, basta abrir e preencher um novo documento. Clique aqui para mais informações e para ter acesso ao kit de divulgação.

Atrações pré-evento

Além da programação composta por atividades realizadas pelos museus que aderirem à campanha, a Sonhar o Mundo promoverá, em 2 de dezembro, das 10h às 12h, o webinário “O cenário de violações dos direitos das mulheres e a atuação das instâncias de proteção”.

“Foram convidadas representantes das mais diversas instâncias de proteção aos direitos das mulheres não só para abordarem e conscientizarem sobre o tema, mas a partir do que será exposto, elas também irão colaborar na posterior construção de um protocolo de ações a serem desenvolvidas nos museus paulistas visando à proteção das mulheres, sejam elas trabalhadoras ou público das instituições”, diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Outra atividade de destaque é a oficina “Proteção para Mulheres nos Museus”, a ser realizada em 3 de dezembro, das 10h às 12h, ministrada por Agnes Karoline de Farias Castro, integrante da rede Promotoras Legais Populares. O público-alvo são as profissionais de museus que poderão se tornar multiplicadoras dentro das suas instituições.

Em breve o SISEM-SP divulgará a programação completa da Sonhar o Mundo no website e nas redes sociais.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais