Ir para o conteúdo

Sorocaba recebe exposição de Tomie Ohtake

Publicado dia 18/05/2012 por Acam Portinari

Em cartaz no MACS- Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba a partir desta quinta-feira, ‘Tomie Gráfica’ terá entrada gratuita

A artista plástica Tomie Ohtake leva sua exposição itinerante “Tomie Gráfica” ao MACS, em Sorocaba, a partir desta quinta-feira (30/5), às 18h. A mostra é realizada pelo Instituto Tomie Ohtake e pelo SISEM (Sistema Estadual de Museus) da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a prefeitura.
A mostra reúne 50 trabalhos selecionados pelo curador Agnaldo Farias. Entre as peças, há gravuras em metal, serigrafia e litografia que trazem um recorte dos 40 anos de trabalho de Tomie com essa forma de expressão artística. O acervo reúne trabalhos de diferentes fases da artista, que revelam surpreendente variação de formatos.
Itinerante, a exposição já passou por capitais, como Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), e por cidades do interior (Campinas, Ribeirão Preto e Registro) e litoral (Praia Grande) de São Paulo.
A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta das 9 às 17h. O MACS está instalado no Chalé Francês fica na av. Afonso Vergueiro, s/nº – Centro. O telefone para informações é (15) 3233-1692.

A artista
Nascida em Kyoto, no Japão, Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. Após a descoberta tardia da arte, aos 40 anos, ela construiu uma trajetória como poucos conseguiram. Ao naturalizar-se brasileira, nos anos 60, sua carreira já havia atingido maturidade e, com o passar do tempo, a artista passou da imaterialidade aparente ao estudo da relação forma-cor. As obras de Tomie Ohtake já foram expostas nos principais museus brasileiros e também no exterior, em países como Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

SERVIÇO
Exposição Tomie Gráfica
Abertura: 30/5, às 18h
Período: de 30/5 a 29/6/2012
Local: MACS – Chalé Francês (av. Afonso Vergueiro, s/nº, Centro – Sorocaba/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Informações: (15) 3233-1692
Entrada: gratuita

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais