Ir para o conteúdo

Sorocaba recebe oficina de capacitação na área de museus

Publicado dia 26/06/2012 por Acam Portinari

Secretaria de Estado da Cultura realiza ação no dia 26 de junho no Museu de Arte Contemporânea; adesão é gratuita

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria de Estado da Cultura, realiza em parceria com a Casa das Rosas e a Prefeitura, no dia 26 de junho, a oficina “O Desenho no Espaço Expositivo”, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). A atividade gratuita é voltada para os profissionais que atuam em museus, estudantes e interessados no assunto em geral. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (15) 3233-1692 ou email macs@macs.org.br.

Ministrada pelo arquiteto Carlos Fernando Coelho Nogueira, a ação tem como objetivo expandir o conhecimento dos profissionais de museus do interior de São Paulo na área de expografia e montagens de mostras e, dessa forma, profissionalizar o segmento e fomentar a itinerância de acervos e exposições entre as próprias instituições paulistas.

Entre os tópicos que serão ressaltados por Nogueira estão as escolhas objetivas nas eleições do partido expográfico, o ambiente versus acervo em oposição ao ambiente mais o acervo, o estudo da cor e do ruído visual, a gramática visual, a valorização do acervo versus a valorização da curadoria, a apreciação como experiência ativa e os eixos de abordagem de obras expostas.

O MACS está localizado à avenida Afonso Vergueiro, s/nº – Praça Maylasky. A atividade será realizada na terça-feira (26/6) das 14h às 16h.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br

Poiesis
A Sociedade dos Amigos da Casa das Rosas foi criada em 1995 com objetivo principal de dar apoio às atividades desenvolvidas pela diretoria da Casa das Rosas. Atualmente configurada como Organização Social de Cultura, responde também pela gestão da Casa de Cultura Guilherme de Almeida e pelo programa “São Paulo: Um Estado de Leitores”, em convênio com o Governo do Estado. Para saber mais acesse: www.poiesis.org.br

Serviço:
O Desenho no Espaço Expositivo
Data: 26/6/2012 (terça-feira)
Horário: das 14h às 16h
Local: MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Chalé Francês) (av. Afonso Vergueiro, s/nº – Praça Maylasky)
Inscrição: (15) 3233-1692 ou macs@macs.org.br, com Jéssica Alves
Vagas: 40 vagas

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais