Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Temporada 2016 das ‘Oficinas Andantes’ em Brodowski começa em 30 de janeiro

Publicado dia 22/01/2016 por Acam Portinari

Ação do Museu Casa de Portinari leva arte, cultura e lazer para os bairros do município, reforçando o papel social da instituição e o legado deixado pelo seu patrono

Começa em 30 de janeiro (sábado) a nova edição das “Oficinas Andantes” do Museu Casa de Portinari, na Vila Cristal, em Brodowski. A atividade, promovida pela instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, visitará os bairros da cidade ao longo de todo o ano. Nos seis primeiros meses de 2016 serão contemplados a Vila Cristal, o Parque do Sabiá, a Vila Nossa Senhora das Graças e os conjuntos habitacionais São Judas Tadeu (Cohab 3), Roberto Fabbri (CDHU) e Luzia Grandiziolli Girardi.

A programação acontece aos sábados, das 10h às 15h, e oferece ações culturais e recreativas para públicos de todas as idades. Serão oficinas variadas, entre elas canto, com auxilio de um karaokê para explorar temas da música popular brasileira, dança de roda e ritmos regionais. Além de pintura e desenho, com a produção de trabalhos coletivos e individuais, com tinta e lápis, e, brinquedos antigos como diabolô, dama, pula corda, dominó, trilha, xadrez, pião, bilboquê, amarelinha, bolinhas de gude, jogos pedagógicos entre outros, que remetem às brincadeiras esquecidas atualmente pela juventude, mas que estiveram presentes na vida e na obra de Portinari.

O público também terá a oportunidade de participar de montagens teatrais com representações, performances e figurinos para caracterização, além de estátua viva com personagens e abordagens diferentes a cada edição. A programação ainda inclui a exposição “Portinari: Vida e Obra” .

De acordo com a gerente do Museu a ação foi criada para ampliar e consolidar o papel da instituição por meio do desenvolvimento de ações de inclusão social. “Buscamos oportunizar o patrimônio cultural que o Museu representa para um público residente em periferias, bairros afastados e àqueles que estão impossibilitados de usufruir das atividades de formação e entretenimento que a instituição oferece. Além de proporcionar momentos de convívio social ao redor de um eixo cultural, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do senso crítico e exercício da cidadania.”

Serviço:
“Oficinas Andantes”
Data: 30/1/2016 (sábado)
Local: rua João Carlos de Aguiar, bairro Vila Cristal – Brodowski/SP
Horário: das 10h às 15h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais