Ir para o conteúdo

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS DO ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS ITINERANTE CENTRO

Publicado dia 10/06/2021 por Acam Portinari

Programação disponibiliza atividades totalmente virtuais e gratuitas

Os interessados em participar de uma das três oficinas do Encontro Paulista de Museus Itinerante (EPMi) Centro têm até as 17h do dia 13 de junho para efetuar sua inscrição, para isso, basta clicar aqui. O evento acontecerá de forma totalmente on-line e contará com painéis sobre os eixos econômico, cultural, social e ambiental de sustentabilidade em museus no dia 15 e oficinas em 16 de junho.

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari , o EPMi Centro disponibilizará atividades gratuitas baseadas na temática “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”.

Os painéis do primeiro dia do evento serão transmitidos via canal do SISEM-SP no Youtube. O segundo dia é totalmente voltado a oficinas destinadas, preferencialmente, a profissionais e instituições da macrorregião atendida pelo EPMi Centro, que engloba a área das Representações Regionais de Barretos, Central, Franca,  Noroeste, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Como serão realizadas de forma simultânea, é importante que os participantes se inscrevam em apenas uma oficina, pois caso haja a inscrição em mais de uma, a produção do Encontro aceitará a inscrição para uma única atividade, podendo esta ser ou não a de preferência do inscrito. O link de acesso à oficina será enviado para o endereço de e-mail cadastrado na Plataforma ADA.

Programação

No primeiro dia do EPMi Centro, a transmissão ocorrerá por meio do canal do SISEM-SP no Youtube.

Dia 15 de junho

9h40 às 10h – Cerimônia de abertura com Sérgio Sá Leitão (secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo), Davidson Kaseker (diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus – GTC SISEM-SP), Angelica Fabbri (diretora-executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e Letícia Santiago (coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo – UPPM/SEC).

10h às 11h15 – Painel 1 – Museus e Sustentabilidade Econômica, com Cristiane Patrici – Programa de Gestão Museológica do Museu Casa de Portinari/Brodowski e Larissa Rizzatti Gomes e Thais de Freitas – Parceria entre a Casa da Memória de Araras e o Museu Municipal de São José do Rio Preto para a exposição virtual “Inhana – A Voz de Araras”. Mediação de Thais Creolezio (Representante Regional – RR Ribeirão Preto).

11h15 às 12h30 – Painel 2 – Museus e Sustentabilidade Social, com Alice Registro Fonseca – Ações de Sustentabilidade Social da Casa da Memória Italiana / Ribeirão Preto e Rosa Maria Atique – Adesão do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho / Guariba aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mediação de Elaine Jardim (Representante Regional – RR Central).

14h às 15h15 – Painel 3 – Museus e Sustentabilidade Ambiental, com Leila Heck – Preservação do patrimônio cultural e sua dimensão ambiental no Museu da Cana / Pontal e Leonardo Paschoa – Salvamento do material fóssil na praça de pedágio na SP 294. Mediação de Eldinalva dos Reis (Representante Regional – RR Noroeste).

15h15 às 16h30 – Painel 4 – Museus e Sustentabilidade Cultural, com Gabriela Gonzaga – Tour virtual do Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto e Gilberto Gonçalves e Luiz Gustavo Simonato – Parceria entre o Museu Municipal de Colina e docentes da Rede Municipal de ensino. Mediação de Otávio Balaguer, da equipe ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP.

Dia 16 de junho

O segundo dia do EPMi Centro será de oficinas gratuitas, realizadas por meio do Google Meet.

Das 10h às 12h e das 14h às 16h – Oficina 1 – Preenchimento de Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC) Básico, ministrado por Ana Carolina Xavier Ávila e Otávio Balaguer, da equipe ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP. A atividade tem por objetivo apresentar a Plataforma ADA aos profissionais de museus que queiram iniciar ou concluir o preenchimento de um IQC Básico, submetendo sua instituição ao cadastramento no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

As ações propostas demonstrarão as características técnicas do sistema e oferecerão dicas de preenchimento, salientando a autonomia e especificidade das instituições cadastrantes e seus profissionais. Para referenciar o processo, o Museu Histórico de Jaboticabal foi a instituição laboratório selecionada com base em sua estrutura administrativa e tipologia de acervos.

Das 10h às 12h e das 14h às 16h – Oficina 2 – Preenchimento de Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC) Básico, ministrado por Barbara Paulote e Michael Argento, da equipe ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP. Apresentar a Plataforma ADA a profissionais de museus que queiram iniciar ou concluir o preenchimento de um Instrumento de Qualificação Cadastral Básico, submetendo sua instituição ao cadastramento no CEM-SP também é o objetivo dessa oficina.

As atividades demonstrarão as características técnicas do sistema e oferecerão dicas de preenchimento, destacando a autonomia e especificidade das instituições cadastrantes e seus profissionais. A instituição laboratório selecionada para a oficina foi o Museu Municipal de Colina.

Das 10h às 12h e das 14h às 16h – Oficina 3 – Além do improviso: planejar e surpreender-se. O método PES, com Davidson Kaseker e Luiz Palma (GTC SISEM-SP). Durante a atividade, os participantes aprenderão e testarão os conceitos básicos do Planejamento Estratégico Situacional (PES).

Trata-se de uma oficina de aprendizagem mútua aberta à criatividade. Com a participação dos presentes, serão elencados problemas afetos às várias dimensões de gestão de um museu. Com o problema que o grupo julgar o mais importante e prioritário, os ministrantes da oficina descreverão suas causas e consequências, apontando caminhos possíveis para a mitigação ou superação. A atividade é aberta a profissionais, pesquisadores e estudantes de museus da região abrangida pelo evento.

SERVIÇO

EPMi Centro

Dias: 15 e 16 de junho

Inscrições para uma das três oficinas: até as 17h do dia 13 de junho, basta clicar aqui.

Público-alvo das oficinas: preferencialmente, profissionais e instituições da macrorregião atendida pelo EPMi Centro, que engloba a área das Representações Regionais de Barretos, Central, Franca,  Noroeste, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto

Gratuito

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais