Ir para o conteúdo

Vargem Grande do Sul recebe exposição sobre a história da televisão brasileira até 7/1

Publicado dia 06/01/2012 por Acam Portinari

Mostra apresenta reproduções de momentos que marcaram a história da sociedade contemporânea, como a chegada do homem à Lua e o primeiro beijo na TV brasileira; a entrada é gratuita

O público de Vargem Grande do Sul (SP) pode aproveitar os últimos dias da exposição Marcos da Televisão Brasileira na cidade.  Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e da prefeitura municipal, a mostra fica em cartaz até 7 de janeiro na Casa da Cultura.

Idealizada pela Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), integram o acervo da mostra reproduções de momentos que influenciaram, cultural e historicamente, a formação da sociedade atual, como a chegada do homem à Lua, o primeiro beijo na TV brasileira, a primeira novela colorida e o início do Jornal Nacional.

Com entrada gratuita, a itinerância pode ser vista de terça a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h e aos sábados, das 14h30 às 17h. A Casa da Cultura está localizada à rua Major Correa, nº 505, Centro.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br.

ACAM Portinari

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tupã e Campos do Jordão. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais. Elas foram criadas por lei em 1998. Para saber mais acesse www.acamportinari.org

Pró-TV

A Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV) foi criada em 1995 com o nome de Associação dos Pioneiros da TV (Apite). Tem como meta preservar a memória da TV e promover encontros sobre o tema, entre shows, exposições e premiações – o Prêmio Pró-TV é uma das realizações da entidade.

Serviço:
Exposição Marcos da Televisão Brasileira
Período: até 7/1/2012
Local: Casa da Cultura (rua Major Correa, nº 505, Centro – Vargem Grande do Sul/SP)
Horário: de terça a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h; aos sábados, das 14h30 às 17h
Informações: (19) 3641-6199
Entrada: gratuita

Informações à imprensa
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Ciro Bonilha – (11) 2627-8166
cbonilha@sp.gov.br
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Ellen Oliveira – (11) 2627-8243
ellenoliveira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais