Ir para o conteúdo

Virada Inclusiva e projeto ‘Sonhar o Mundo’ promovem reflexão em Campos do Jordão

Publicado dia 03/12/2015 por Acam Portinari

Ações acontecem em 6 e 10/12, no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Em dezembro, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administradas em parceria com a ACAM Portinari – realizam duas programações voltadas para reflexão e construção de uma sociedade mais igualitária e justa, em comemoração à duas datas representativas: o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

No domingo (6/12), o público percorrerá os espaços das instituições  às cegas. Ao desviar o foco da habitual interpretação visual, os visitantes serão levados a uma experiência multissensorial, estabelecendo novos vínculos com o espaço. Poderão ter o contato tátil com algumas esculturas e elementos naturais, explorando texturas e temperaturas distintas, aguçarão o olfato, percebendo o perfume de plantas e flores presentes no local e experimentarão a audição de uma maneira ímpar, sendo convidados a escutar a natureza e a música no Auditório.

“O objetivo é que a ação – que integra a programação da Virada Inclusiva – de ‘se locar no lugar do outro’ traga uma nova perspectiva aos participantes, além da oportunidade única de conhecer o espaço a partir de uma vivência multissensorial”, explica a gerente da instituição Marina Falsetti.

Já em 10 de dezembro, quinta-feira, na atividade que integra o projeto “Sonhar o Mundo”, será proposta uma reflexão de forma a contribuir positivamente para a transformação social, gerando soluções significativas na vida das pessoas e grupos, por meio de atividades inspiradoras para a transformação de conflitos e processos de construção coletiva, objetivando conhecer o que há de fundamental na cooperação. Serão identificados sonhos, desafios e causas sociais e incentivada a busca coletiva por soluções para questões locais. A atividade será conduzida por Eduardo Tatit Vitale.

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro estão localizados à Av. Dr. Luís Arrobas Martins, nº 1880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão (SP). O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 18h, e a entrada é gratuita, assim como o estacionamento, mas o participante pode optar por contribuir com a doação de brinquedos em bom estado de conservação, que serão encaminhados para instituições sociais parceiras. Para conhecer e acompanhar a programação, acesse www.museufelicialeirner.org.br, ou por meio dos perfis nas redes sociais: facebook.com/museufelicialeirner e @mfelicialeirner.

Serviço:

“Virada Inclusiva – Percurso Multissensorial às Cegas”
Data:
6/12/2015
Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão/SP)
Horário: das 9h às 18h
Vagas: grupos de até seis pessoas

“Sonhar o Mundo: Cultura de Paz e Direitos Humanos”
Data:
10/12/2015
Local: Salão de Eventos da Secretaria de Educação (Rua Miguel Pereira, nº 235, Vila Abernéssia – Campos do Jordão/SP)
Horário: das 17h às 20h
Informações: (12) 3662-6000
Vagas: 35 participantes mediante inscrição antecipada, sendo 18 vagas reservadas aos psicopedagogos vinculados à Secretaria de Educação e Cirepe

Informações: (12) 3662-6000
Entrada: gratuita
Obs.: o participante pode optar por contribuir com a doação de brinquedos em bom estado de conservação, que serão encaminhados para instituições sociais parceiras

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais