Ir para o conteúdo

Você conhece as Redes Temáticas de Museus?

Publicado dia 01/04/2020 por Acam Portinari

Site do SISEM-SP conta com espaço reservado para facilitar a comunicação, o encontro e a troca entre os museus de mesma temática no Estado de São Paulo

Uma das diretrizes de ação do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, é fortalecer as Redes Temáticas de Museus,  atuando de maneira a incentivar a participação das instituições museológicas afins, a apoiar a divulgação de atividades das redes e estimular a realização de eventos próprios e em parceria com o SISEM-SP.

A criação das redes não é uma ideia nova e teve início, principalmente, pela articulação dos profissionais da área. Elas têm autonomia para planejar e realizar suas ações, com total independência. Nos últimos anos, as redes vêm ganhando cada vez mais adeptos em diversas esferas sociais, já que esse trabalho permite estabelecer cooperação e troca de experiências.

Ao atuar em rede, os museus podem garantir uma maior ação na preservação e difusão de seus acervos, além do desenvolvimento institucional. A rede pode ser usada para articular encontros, promovendo o intercâmbio de informações e o compartilhamento de esforços para a realização conjunta de exposições, oficinas, cursos de capacitação, conferências e eventos científicos e culturais que atendam as demandas específicas de cada tipologia museal.

O Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC SISEM-SP) incentiva este trabalho, que colabora como ação estratégica para o fortalecimento do setor museal. Em 2018, para dar maior visibilidade à atuação em rede dos museus paulistas, o SISEM-SP criou em seu site um espaço totalmente dedicado às Redes Temáticas de Museus.

Sete redes temáticas compõem o espaço até o momento: Museus Ferroviários; Memória do Esporte; Museus-Casa Literários de São Paulo; Museus Indígenas; Museus-Casa e Casas Históricas; Museus de Arte Sacra; e Rede de Educadores de Museus de São Paulo. Caso outras redes queiram utilizar este espaço para divulgação de seu trabalho, devem entrar em contato com o SISEM-SP pelo e-mail sisem@sp.gov.br ou telefone – 11 3339-8111.

“Esse espaço em nosso site facilita a comunicação, o encontro e a troca entre os museus de mesma temática. Dessa forma, conseguimos apoio das instituições museológicas em território paulista, um dos papéis fundamentais do SISEM-SP”, afirma o diretor do GTC SISEM-SP, Davidson Kaseker.

A partir dessa semana, o site do SISEM-SP trará uma série de notícias dedicadas às Redes Temáticas de Museus. Vamos falar sobre como cada uma foi criada, seu desenvolvimento, principais atividades realizadas, entre outros assuntos.

Para saber mais sobre as Redes Temáticas de Museus é só acessar www.sisemsp.org.br/articulacao/o-fortalecimento-das-redes-tematicas/.

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais