Ir para o conteúdo

VOTAÇÃO PARA O CONSELHO DE ORIENTAÇÃO DO SISEM-SP COMEÇA DIA 13 DE OUTUBRO

Publicado dia 12/10/2020 por Acam Portinari

Eleitores poderão votar em seus candidatos até as 18h de 16 de novembro

Começa nesta terça-feira (dia 13), a votação que elegerá dois membros do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM), assim como dois suplentes ao biênio 2020-2022. A novidade no processo eleitoral é a eleição para a suplência do COSISEM.

Quatro profissionais apresentaram candidatura e estão aptos a concorrer, são eles: Larissa Rizatti Gomes, Nilo Mattos de Almeida, Patrícia Cristina da Cruz Sá e Renata Graziela Duarte Gava. Veja os perfis dos candidatos clicando aqui.

Estão aptos a votar todos os que estavam com inscrição de usuário habilitado na plataforma ADA do SISEM-SP até a 0hh do dia 10 de outubro.

Os votos serão realizados de forma on-line, por meio de link de formulário eletrônico de votação disponibilizado aos eleitores aptos, entre os dias 13 de outubro até as 18h do dia 16 de novembro.

Cada eleitor votará uma única vez. Serão considerados eleitos como titulares os dois candidatos que obtiverem a maioria de votos. Os candidatos que ficarem na terceira e quarta colocação em número de votos serão considerados como primeiro e segundo suplentes. A divulgação dos candidatos eleitos será feita o dia 25 de novembro.

A apuração de votos será instalada na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo no dia 19 de novembro. Os trabalhos de apuração de votos serão dirigidos e executados por delegação da Comissão Eleitoral, podendo ser acompanhados por fiscais devidamente credenciados.

O Presidente da seção de apuração de votos procederá a contagem de voto, conferindo o número de votos com os números de eleitores aptos à votação. Terminada a apuração, o Presidente da Seção Eleitoral relatará o resultado da contagem discriminada dos votos de cada candidatura e elaborará a respectiva ata.

Em caso de empate de votos entre as candidaturas serão utilizados como critérios de desempate, consecutivamente: Maior tempo comprovado de experiência de atuação junto ao SISEM-SP em postos de articulação (representação regional ou Conselho de Orientação do SISEM-SP); Maior número de frequências registradas em atividades do SISEM-SP disponibilizadas na plataforma ADA; Maior tempo comprovado de experiência de trabalho em museus.

A eleição será anulada quando, mediante recurso formalizado nos termos do Regimento Eleitoral, ficar comprovado: Coleta de votos realizada em período diverso do designado no Edital de Convocação; Desconsideração de qualquer das formalidades estabelecidas neste Regimento; Ocorrência de vício ou fraude que comprometa sua legitimidade, importando prejuízo a qualquer candidato concorrente.

Anulada a eleição, outra será convocada no prazo de trinta dias, a contar da publicação do ato anulatório.

COSISEM-SP

É composto por sete representações. Três cadeiras são ocupadas pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, sendo que o coordenador da Unidade exerce a presidência e o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, a vice-presidência. Duas cadeiras são ocupadas por representações de instituição de ensino que atuam na área de formação da Museologia e outras duas são ocupadas por conselheiros eleitos por voto direto pelo conjunto de profissionais, pesquisadores e gestores do campo dos museus. 

O COSISEM-SP é a principal instância participativa do SISEM-SP e atua com caráter consultivo na discussão das premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico e também com caráter deliberativo no que diz respeito à avaliação dos processos do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). 

Saiba mais sobre o Regimento Eleitoral e o Edital de Convocação das Eleições em https://www.sisemsp.org.br/o-conselho/eleicoes-cosisem/.

Calendário das eleições COSISEM-SP

Votação – de 13/10/2020 até as 18h de 16/11/2020

Apuração dos votos – 19/11/2020

Divulgação dos candidatos eleitos – 25/11/2020

Prazo para interposição de recursos da eleição – 26/11/2020 a 27/11/2020

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais