governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Publicações

Mantendo os compromissos de difusão e execução das políticas públicas da Secretaria de Estado de Cultura, a ACAM Portinari participou da elaboração e viabilização de publicações que colaborem com a divulgação e discussão de estudos, experiências e reflexões na área museológica. Em parceria com o SISEM-SP, lançou entre 2010 e 2012 quatro materiais que integram a coleção Museu Aberto.

O trabalho de investigação realizado como parte do curso de Especialização em Gestão da Comunicação, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, de março de 2007 a junho de 2008, é apresentado no material “Para Além dos Muros: por uma comunicação dialógica entre Museus e Entorno”. Já a obra “Museus: o que são para o que servem?” reúne uma coletânea de artigos de profissionais de destaque e com contribuições importantes na área de museus.

Outra edição viabilizada pela Organização Social de Cultura é o trabalho de documentação e diagnóstico de 15 entre os 23 museus do Estado de São Paulo ligados à Secretaria de Estado da Cultura: “Documentação e Conservação de Acervos Museológico: diretrizes”.

publicação-acam-portinari

Questões Indígenas e Museus – Debates e Possibilidades

Já a tradução da obra do Icom – Conselho Internacional de Museus e Unesco, “Como Gerir um Museu”, foi lançada em 2015, no 7º Encontro Paulista de Museus, em duas versões: Manual Prático e Manual do Instrutor. Em 2016, na oitava edição do evento, foi lançado o material “Introdução aos Vocabulários Controlados: terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais”, de Patricia Harpring, que é o quarto volume da Coleção “Gestão e Documentação de Acervos: textos de referência”. Nessa edição, cuja publicação é encabeçada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além da ACAM Portinari, também são parceiras a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu da Imigração, o Instituto de Arte Contemporânea, a Universidade Federal Fluminense e o The Getty Research Institute.

Focadas nas experiências e apresentações do Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus, realizado anualmente no Museu Índia Vanuíre, foram lançadas publicações das quatro primeiras edições, de 2012, 2013, 2014 e 2015. “Questões Indígenas e Museus – Debates e Possibilidades”, “Enfoque Regional para um Debate Museológico”, “Museus e  Indígenas – saberes e ética, novos paradigmas em debate” e “Direitos Indígenas nos Museus – novos procedimentos para uma nova política: a gestão de acervos em discussão” são os títulos.