Encontro Paulista de Museus

Desde 2009, o Encontro Paulista de Museus é organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), e hoje configura-se como o maior evento do setor museal paulista, reunindo anualmente profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados como um importante espaço para a troca de experiências ampliando a rede de interlocução e de colaboração dos museus e debates sobre aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras.

A programação conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais renomados em palestras e mesas de discussão sobre temas museológicos atuais; balanço das atividades dos representantes regionais e das redes temáticas; eleições de representantes do Conselho de Orientação do SISEM-SP e de representantes regionais; apresentações institucionais ou de projetos realizados pelos museus paulistas; visitas técnicas e oficinas em museus da capital.

Visando a ampliação das discussões, em especial junto aos profissionais de museus do interior e litoral paulista, o evento que até sua décima edição foi realizado na capital do Estado, ganhou uma versão itinerante. Decidiu-se que nos anos pares, o EPM será realizado em São Paulo e, nos anos ímpares, o EPMi – Encontro Paulista de Museus Itinerante ocorrerá em outras cidades, permitindo assim uma extensão do período de reflexão sobre o tema, em seis eventos ao longo do ano, sendo um em cada macrorregião.

Canal EPM

Todas as edições do Encontro Paulista de Museus possuem registros em vídeo de suas principais atividades. Painéis, conferências e mesas poderão ser acessados livremente pelo público que não pôde comparecer, ou ainda por aqueles que gostariam de rever algumas das atividades de seu interesse, contribuindo para ampliar os espaços de discussão e a troca de experiências e conhecimentos, presencialmente ou à distância, e estreitando as relações de articulação entre os vários profissionais, estudantes e interessados pela área museológica. Os interessados podem conferir ainda os relatos críticos de algumas das atividades realizadas ao longo de todas as edições do EPM, feitos pela Associação Cultural Fórum Permanente.

Próximas edições

Clique aqui para mais informações sobre a próximas edições!