Novo acervo digital é entregue ao Museu Monteiro Lobato

Publicado em: 14 Jan 2022 SISEM-SP

Projeto de Modernização de Acervo do MHFPML foi contemplado pelo Edital ProAc e proporciona uma imersão no universo lobatiano no ambiente digital

Sede do imaginário popular Sítio do Pica Pau Amarelo, o Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato (MHFPML), em Taubaté, teve seu acervo ampliado e modernizado através de um projeto contemplado pelo Edital ProAc de 2019.

O projeto implementou uma nova Política de Aquisição de Acervos Digitais no Museu, com intuito de elevar a qualidade do acervo da instituição, equiparando-o a importantes acervos nacionais. Proposto e executado pela ConectaMUS, o projeto surge dentro do escopo do projeto de requalificação dos museus do interior do Estado de São Paulo e diante da necessidade de readequação do acervo do Museu que não possuía, até então, coleções significativas sobre Monteiro Lobato.

Dentro do processo de pesquisa foi constituído um novo acervo, digital e em rede com as maiores instituições do país, como CEDAE /UNICAMP, IPHAN, Biblioteca Mindlin, Biblioteca Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo, entre outros, que está disponível ao público no site do museu. 

Foram catalogados mais de mil itens, divididos em seis tipologias: documentos, bibliográfica, obras completas, hemerográfica, iconoteca e objetos. Todo o material está disponível de forma gratuita para o público através de um banco de dados digital criado no software Tainacan, um repositório de acervos digitais utilizado pelos principais museus do país.

Agora o visitante pode navegar pelo extenso acervo relacionado à vida pessoal e profissional do autor, que vão desde manuscritos até fotografias, incluindo todas as obras completas de Lobato, tanto da literatura infantil quanto da adulta.

O portal também proporciona uma imersão no universo lobatiano por meio de uma exposição virtual gamificada, ou seja, um game no qual a boneca Emília leva os usuários para uma grande aventura no Reino das Águas Claras e pela Floresta Capoeirão dos Tucanos, cenários esses inspirados em obras como “A menina do Nariz Arrebitado” (1920) e “O Saci” (1922).

Enquanto passeia pelos universos encantados de Monteiro Lobato, a boneca mais curiosa e esperta do sítio explora também a vida e obra do escritor. São várias missões e desafios até chegar na Cuca e espantá-la com pó de pirlimpimpim. Tudo isso com a ajuda de Tia Nastácia, Narizinho, Tio Barnabé, do Saci e de muitos livros encontrados pelo caminho. O game é gratuito, online, pode ser acessado a partir de computadores através do site do Museu.

A modernização também se estendeu aos equipamentos do setor administrativo do museu, que recebeu diversos móveis, equipamentos audiovisuais e computadores novos.

Ainda dentro do escopo original do projeto de proposição de novos paradigmas de comunicação museal, foi entregue uma nova proposta de reposicionamento institucional incluindo um Plano de Comunicação e Presença Digital Institucional e uma nova Identidade Visual que reforça a historicidade lobatiana, desenvolvida pelo multipremiado escritório de design Casa Rex. 

A pandemia provocou profundas transformações nas ações dos museus, que foram obrigados a repensar a sua presença virtual, exigindo novos métodos de interação com o público virtual. No Brasil, instituições de renome como o Museu Histórico Nacional, Museu da Inconfidência e Musehum/Oi Futuro já possuem acervos digitais através da mesma plataforma utilizada pelo projeto, o Tainacan.

Foram, ao todo, R$ 200 mil investidos pelo Governo de São Paulo no projeto, considerado pioneiro pois, originalmente, desde 2019, sempre teve como objetivo principal pensar o acervo e a presença virtual da instituição, ampliando o alcance para um âmbito nacional. O valor investido garante a sustentabilidade da plataforma até 2023, entretanto a partir da entrega final a responsabilidade de gestão e manutenção, tanto do acervo quanto do site, é de responsabilidade do próprio Museu. 

Para conhecer o portal e acessar o acervo e a exposição gamificada, acesse: https://museumonteirolobato.art.br/

SERVIÇO

Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato

Site: www.museumonteirolobato.art.br 

Acervo: www.museumonteirolobato.art.br/acervo 

Game: https://emiliagame.com.br 

Filtro de instagram: https://bit.ly/3F2mJnj

Download Política de Acervos Digitais: https://bit.ly/3mdqaAf 

E-mail: museumonteirolobato@gmail.com

Responsável pelo projeto: www.conectamus.com.br 

Fonte: Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato