46ª Semana de Portinari termina domingo (22) com várias atrações

Publicado em: 19 ago 2021
Museu Casa de Portinari

Programação do fim de semana conta com exposições (20), show virtual (22) e muito mais; tudo gratuito; evento também celebra o aniversário de Brodowski

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, encerra, neste domingo (22), a 46ª Semana de Portinari com exposições, jogos, concurso e show virtual em homenagem aos 108 anos de Brodowski.

Na sexta-feira (20), tem quiz “Desafio Portinari”, às 10h, nos stories do Instagram da instituição @museucadeportinari. Uma forma de se divertir e aprender sobre o artista.

Além disso, é possível acompanhar, ainda, a exposição “Uma Nova História” – Coletânea de Fotos Infantis, sob o olhar sensível da fotógrafa Alana Furlan, na Secretaria Municipal de Cultura, no Prédio da Rodoviária. Já no Cine Clube Candido Portinari, também no Prédio da Rodoviária, o Projeto “Além da Imagem” apresenta uma coletânea de imagens e sons característicos de Brodowski, produzida pelo artista plástico Leandro Lé. Ambas as atividades acontecem das 8h às 17h.

No sábado (21) e domingo (22), na esplanada do Museu Casa de Portinari, terá feira de artesanato, das 10h às 16h. Uma ótima oportunidade para adquirir peças produzidas por artesãos da cidade e da região.

Ainda no domingo, a agenda contará, também, com um concurso de pipas – tradicional evento de Brodowski e uma das brincadeiras preferidas da infância de Portinari, retratada pelo artista em sua obra. Será a partir das 9h, no Centro de Lazer do Trabalhador Vicente Quércia.

A programação encerra a 46ª Semana de Portinari com show virtual em homenagem ao aniversário de Brodowski, que completa 108 anos em 22 de agosto, no domingo. No canal do Youtube da prefeitura da cidade, às 18h, terá show com a Banda Marcial “Prof. Alfeu Luiz Gasparini”.

A semana termina, mas a Exposição a Céu Aberto Giardino Portinari continua. A mostra apresenta réplicas de obras de Portinari em um quarteirão temático, arborizado e aberto ao público. Conta, inclusive, com recursos de acessibilidade e projeto luminotécnico que permite visitações período noturno. Um lugar de arte, conhecimento e diversão, localizado no final da Avenida Dr. Rebouças (em frente à rotatória que dá acesso aos bairros Bom Jardim e Quebec). 

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.   

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br).