Museu Casa de Portinari tem programação com várias atrações para o fim de semana

Publicado em: 22 mar 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuitas, as atividades trazem brincadeiras no jardim, feira de artesanato, ação “Domingo com Arte”, apoio ao projeto “Te Conto no Caminho” e homenagens ao Dia da Poesia

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, traz uma programação gratuita, diversificada e muito divertida para esse fim de semana.

No sábado (19) e no domingo (20), das 10h às 16h, educadores da instituição realizam brincadeiras tradicionais, que remetem aos tempos de infância de Portinari, com jogos de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha e bilboquê, além de livros infantis sobre a obra do artista. Ao término das atividades, as famílias recebem um certificado de participação.

Também no sábado (19) e no domingo (20), na mesma faixa horária, acontecerão diversas atrações na esplanada do Museu, como a Feira de Artesanato com trabalhos de artistas locais, bem como a ação “Domingo com Arte”, que contará com a participação dos artistas plásticos Ezio Marcola e Rita Luciano, com produção de artes ao vivo, e a música do grupo “Viola Aberta”.

O projeto “Te Conto no Caminho” é outra novidade na programação do Museu Casa de Portinari que apoia a iniciativa do grupo “Fio da Meada”. A ação é realizada em todos os sábados de março, sempre das 14h às 16h. A trupe circula pelos bairros de Brodowski (SP) realizando intervenções artísticas com carro de som, teatro, música, contação de histórias e literatura.

Pelas mídias sociais

Em comemoração ao Dia da Poesia, celebrado na segunda-feira (21), o Museu Casa de Portinari vai compartilhar, às 10h, em suas mídias sociais, vídeo com trechos do poema “O Menino e o Povoado”, escrito por Candido Portinari, e narrados pela atriz Cristina Scandelari Campioni. Já às 13h, será compartilhado o trabalho da poetisa Fátima Roque, e, às 16h, serão postados poemas de Candido Portinari e de outro ilustre e saudoso filho de Brodowski, o jurista Saulo Ramos.

Visitação

A entrada no local é realizada mediante apresentação do comprovante de Vacinação Completa para todos os visitantes que quiserem acessar a instituição. O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.