Museu Casa de Portinari promove atividades especiais durante as férias de julho

Publicado em: 11 jul 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, programação começa nesta terça-feira (12), trazendo diversas brincadeiras, jogos, contações de histórias, rodas de conversa e oficinas para todos os públicos

As férias de meio de ano chegaram e nada melhor do que curtir uma programação para lá de especial no Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), uma instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. De 12 a 24 de julho, o espaço cultural vai realizar o projeto “Férias no Museu” com diversas atividades para todos os públicos. Vai ter muita brincadeira, jogos, rodas de conversa, oficinas e contações de histórias.

Na próxima terça-feira (12), das 11h às 12h, a artesã Eliani Melo vai ministrar uma oficina que ensina técnicas de bordado em ponto russo. No mesmo dia, no período da tarde, das 14h às 15h, será a vez da Elaine Galanti mostrar o bordado em ponto cruz.

Na quarta-feira (13), das 10h às 11h e das 15h às 16h, os educadores do Museu Casa de Portinari realizam uma contação de história sobre o livro “Candinho, Um Menino que Gostava Muito de Brincar e Desenhar”, da museóloga Angélica Fabbri. À noite, a partir das 19h, na sala principal do museu, será exibido um vídeo com a contação de história sobre “O Circo”, baseada na obra de Candido Portinari.

Já na quinta-feira (14), das 11h às 12h, a artesã Mara Marcia ministra uma oficina de porta-copos que serão confeccionados com CD’s recicláveis. No período da tarde, das 14h às 15h, Regina Uchoa apresenta a arte de criar chaveiros.

Além disso, também na quinta (14), das 10h às 11h e das 15h às 16h, a educadora Bethânia Bravo Arruda vai ensinar técnicas de estêncil. Já na sexta-feira (15), das 14h às 15h, a artesã Clarice Cavalheiro mostrará como fazer pintura em tecido.

Ao longo de toda a programação, até o dia 24, sempre das 10h às 16h, a instituição vai promover jogos e brincadeiras tradicionais que remetem aos tempos de infância de Candido Portinari, como peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, quebra-cabeças, amarelinha, bola de sabão, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo e queimada, além de livros infantis sobre avida e obra do artista, e muito mais.

Caminhos do Trem

Além da programação especial de férias, na próxima quarta-feira (13), a partir das 20h, o SESC Ribeirão Preto e o Museu Casa de Portinari apresentam “Caminhos do Trem”, um projeto desenvolvido a partir das histórias de tradição oral colhidas pelo historiador Sérgio Luiz de Souza no livro “(Re) Vivências Negras – práticas culturais e territórios negros em Ribeirão”. O vídeo será exibido nos jardins da Casa de Portinari, seguido de uma intervenção artística contextualizando a apresentação.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br