Programação de férias do Museu Casa de Portinari continua em Brodowski (SP)

Publicado em: 15 jul 2022
Museu Casa de Portinari

A agenda vai até o próximo dia 24, com brincadeiras, jogos, contações de histórias, exibição de filmes e oficinas para todos os públicos, entre outras atividades totalmente gratuitas

Em Brodowski (SP), a programação especial de férias do Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, continua com uma série de atividades gratuitas para todos os públicos.

De terça a domingo, até o próximo dia 24 (domingo), sempre das 10h às 12h e das 14h às 17h, a instituição promove jogos e brincadeiras tradicionais que remetem aos tempos de infância de Candido Portinari, como peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, quebra-cabeças, amarelinha, bola de sabão, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo e queimada, além de livros infantis sobre a vida e obra do artista. 

No próximo sábado (16), das 10h às 11h, a artesã Conceição Oliveira vai ministrar oficina de como produzir chaveiros feitos com retalhos de jeans. Em seguida, das 11h às 12h, a artista Anna Ferreira vai produzir fantoches com materiais recicláveis. Já das 15h às 16h, Rita Luciano vai realizar pinturas faciais nas crianças que visitarem o Museu. 

No domingo (17), das 10h às 11h, Elenice Rosa explica técnicas de pintura em gesso. Das 14h às 15h, será a vez da Carla Conti ministrar uma oficina de crochê. 

Na terça-feira (19), das 10h às 11h e das 15h às 16h, a educadora Letícia Eduardo Toloi ensina os pequenos a criarem arte com folhas caídas pelos jardins do Museu. No mesmo dia, das 14h às 15h, será a vez da Elaine Galanti mostrar o bordado em ponto cruz.

Na quarta-feira (20), das 10h às 11h e das 15h às 16h, educadores do Museu Casa de Portinari realizam contação de história sobre o livro “Candinho, Um Menino que Gostava Muito de Brincar e Desenhar”, da museóloga Angélica Fabbri. À noite, a partir das 19h, na sala principal do museu, será exibido um vídeo com a contação de história “Memórias do Meu Tempo de Menino”, baseada na infância de Candido Portinari.

Na quinta-feira (21), das 10h às 11h e das 15h às 16h, o educador Ronilson Rosa ensina como fazer uma peteca, um dos brinquedos preferidos de Candinho. Das 11h às 12h, a artesã Mara Marcia ministra oficina de porta-copos confeccionados com CD’s recicláveis. No período da tarde, das 14h às 15h, Regina Uchôa apresenta a arte de criar chaveiros. 

Já na sexta-feira (22), das 10h às 11h, a artesã Mara Silvia realiza uma oficina de produção de brinquedos com EVA.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.