Museu Casa de Portinari realiza Palestra sobre Documentação Museológica

Publicado em: 18 ago 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a ação é realizada em parceria com o SISEM-SP

No dia 19 de agosto (sexta), às 13h30, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), uma instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza um encontro em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), recebendo os museus da região metropolitana de Ribeirão Preto.

O evento será uma roda de conversa sobre a atuação no setor de documentação de museus, ministrada pela museóloga Elisabeth Zolcsak. A participação é voltada a profissionais da área museológica e interessados no assunto, sem necessidade de inscrição prévia.

Sobre o Museu Casa de Portinari

Inaugurado em 14 de março de 1970, o Museu Casa de Portinari, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.

Localizado na Praça Candido Portinari, em Brodowski (SP), o museu está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.

Sobre o Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, vinculada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), tem como objetivo elaborar e executar políticas para museus no estado de São Paulo. Por meio de estratégias de articulação, orientação técnica tem como missão promover a qualificação da preservação, pesquisa e difusão dos museus paulistas.

O SISEM-SP se estrutura em torno de premissas de parceria e responsabilidades compartilhadas, em que as ações previstas para cada região administrativa são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais.

SERVIÇO:

Palestra sobre Documentação Museológica em parceria com o SISEM-SP – com Elizabeth Zolcsak

Data: 19/08/2022

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Horário: às 13h30

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita