47ª Semana de Portinari entra na reta final com diversas atividades, em Brodowski (SP)

Publicado em: 26 ago 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a programação traz mais uma edição da Feira de Orquídeas e Suculentas, premiações culturais, feira de artesanato para incentivar a economia criativa, brincadeiras dos tempos do menino Candinho e uma roda de conversa sobre o amor de Portinari por sua terra natal

Ainda dá tempo de curtir a programação da 47ª Semana de Portinari, realizada pelo Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, em parceria com a Prefeitura de Brodowski (SP). O evento, que termina no domingo (28), também celebrou o aniversário da cidade que completou 109 anos no último dia 22 de agosto. 

Neste sábado (27), das 9h às 15h, os jardins da instituição vão ficar ainda mais floridos com mais uma edição da Feira de Orquídeas e Suculentas, promovida pelo Orquidário Nossa Senhora Aparecida e pela Art em Vasos. A atividade conta com o apoio do Museu Casa de Portinari devido ao projeto de sustentabilidade que faz parte de seu programa de gestão. Um dos objetivos é incentivar a criação de áreas verdes e conscientizar sobre a necessidade da preservação ambiental. 

No mesmo dia e local, às 10h, também acontece a cerimônia de premiação dos trabalhos realizados na “Exposição Coletiva de Artes Plásticas” e na “Galeria a Céu Aberto”, atividades da programação da 47ª Semana de Portinari. 

Ainda no sábado (27) e no domingo (28), das 10h às 16h, os jardins do Museu receberão a tradicional Feira de Artesanato com produções desenvolvidas por artesãos de Brodowski, sendo uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

Outras atividades

Além da programação especial da 47ª Semana de Portinari, o Museu Casa de Portinari realiza aos sábados e domingos, o projeto “Família no Museu” com diversos jogos e brincadeiras tradicionais que remetem aos tempos de infância do menino Candinho. Peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, amarelinha, além de livros infantis sobre a vida e obra do artista, são algumas das atividades divertidas que acontecem no sábado (27) e no domingo (28), das 10h às 16h.

Na quarta-feira (31), o destaque será a ação “Quartas com Arte”. A partir das 19h, na sala principal do Museu, acontece um bate-papo com os educadores da instituição sobre o tema “Brodowski através dos olhos de Portinari”.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.