Programação especial de Dia das Crianças segue até domingo (16), no Museu Casa de Portinari

Publicado em: 14 out 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a agenda traz brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho, Feira de Artesanato, oficinas de bordado, pulseiras e pedrarias, além da exibição do documentário “Candim: o sonho do menino Portinari de colorir o Brasil”

Ainda dá tempo de aproveitar a programação especial em comemoração ao Dia das Crianças, no Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari.  

Nesse sábado (15) e no domingo (16), das 10h às 16h, as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho continuam a encantar a criançada. Os pequenos poderão brincar de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, além de conhecerem livros infantis sobre a vida e obra do artista.

Nos mesmos dias e horários, os jardins da instituição também receberão a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos de Brodowski, sendo uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

Além disso, no sábado (15), das 10h30 às 11h30, o museu realiza o workshop “A memória como recurso criativo”, ministrado por Letícia Brunelli, coordenadora do clube de leitura “Livro, Prosa e Cia.”, formado por colaboradores da USP Ribeirão Preto. À tarde, das 14h às 15h30, a artesã Regina Bezzera ministra oficina de pulseiras com pedrarias.

E, no domingo (16), das 14h às 15h30, acontece uma oficina de bordado em ponto russo com a artesã Eliani Melo.

Quartas com Arte

Além da programação especial de Dia das Crianças, outro destaque é a ação “Quartas com Arte”. Na próxima quarta-feira (19), a partir das 19h, na sala principal do Museu Casa de Portinari será exibido o documentário “Candim: o sonho do menino Portinari de colorir o Brasil”, produzido pela Cia da Casa Amarela. A obra é baseada na peça teatral, de mesmo nome, que já recebeu mais de 40 prêmios, incluindo o da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte, e em festivais de teatro nacionais e internacionais.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.