Museu Casa de Portinari tem programação cultural gratuita para o feriado prolongado

Publicado em: 28 abr 2023
Museu Casa de Portinari

A agenda traz visitação monitorada pela instituição, passeio de bicicleta em locais que inspiraram Portinari, exposição a céu aberto e muito mais

No feriadão prolongado, que inclui o Dia do Trabalho (segunda-feira, 1/5), o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, terá uma programação voltada principalmente às famílias. Além das obras expostas no Museu e da Galeria Multimídia, os Caminhos de Portinari levarão os visitantes aos espaços e paisagens da cidade, como território da memória do artista e da comunidade. Destaque também para as réplicas de pinturas de Candinho no Giardino Portinari, ao ar livre.

De terça a domingo, das 9h às 18h, o projeto “Pedalando com o Museu”, que tem o Instituto Credicitrus como parceiro, permite que crianças e adultos percorram os principais pontos de Brodowski (SP), como a Praça Candido Portinari e a Capela Santo Antônio, o Coreto Lauro José Almeida Pinto, a Antiga Estação Ferroviária e o Bebedouro Público de Animais, espaços de memória que o artista levou para sua vida e obra.

Além disso, ao longo do trajeto, é possível aproveitar as paisagens da cidade e conhecer as diversas pinturas murais à mostra pelos bairros. São produções realizadas por artistas plásticos da cidade, da região e de todo território nacional, que compõem a “Galeria a Céu Aberto”, um polo de fomento à expressão e fruição artística.

O tour pode ser finalizado na exposição a céu aberto Giardino Portinari, local que apresenta cerca de 20 réplicas de obras de Portinari, em um quarteirão temático, arborizado, aberto ao público e dividido em núcleos. A mostra conta, inclusive, com recursos de acessibilidade e projeto luminotécnico que permite visitações no período noturno. Um lugar de arte, conhecimento e diversão, localizado no final da Avenida Dr. Rebouças (em frente à rotatória que dá acesso aos bairros Bom Jardim e Quebec).

Pelas mídias sociais, no domingo (30), às 10h, o setor educativo compartilha a audiodescrição da obra “Sagrada Família”, de 1941, pintada para a capelinha criada especialmente para a nonna paterna de Portinari.

E na segunda-feira (1), das 10h às 16h, o Museu Casa de Portinari recebe a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos da cidade. A ação destaca produções e técnicas de trabalhos manuais, além de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

Visitação O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.