Nova exposição e pinturas ao vivo reúnem mais de 200 artistas na Semana de Portinari

Publicado em: 10 ago 2023
Museu Casa de Portinari

Sábado (12/08) tem a abertura da “Exposição Coletiva de Artes Plásticas”, no Galpão das Artes, e a ação “Pintura Mural”, na Avenida Dr. Rebouças;

Evento está em sua 48ª edição e é promovido pelo Museu Casa de Portinari (MCP) em parceria com a Prefeitura de Brodowski. O MCP é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. As atividades seguem até 22 de agosto

A 48ª Semana de Portinari realiza duas atividades especiais neste sábado (12/08): a abertura da “Exposição Coletiva de Artes Plástica” e a ação “Pintura Mural”. Ambas iniciam às 9h e contarão com a participação de mais de 200 artistas. Além desses destaques, a programação do evento promovido pelo Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – em parceria com a Prefeitura de Brodowski, segue com outras atrações até 22 de agosto.

Tradicional na Semana de Portinari, a “Exposição Coletiva de Artes Plásticas” reunirá centenas de artistas de mais de 50 cidades do Brasil, Portugal e Espanha. As obras, de diferentes técnicas e estilos, serão apresentadas ao público no Galpão das Artes. Ainda no sábado um júri especializado visitará a mostra para selecionar os destaques.

O concurso premiará 31 obras nas categorias Menção Honrosa, Menção Estímulo, Destaque, Honra ao Mérito e Prêmio Crítica de Arte – Antônio Santoro Júnior. Os artistas também serão reconhecidos com certificados pela participação.

A “Pintura Mural”, outro destaque da Semana de Portinari, já conta com mais de 40 artistas confirmados para a realização de pinturas ao vivo. Como suporte serão explorados os muros da Escola Prof.ª Nair Duarte do P. Franzoni e do Recanto Rebecchi, na Avenida Dr. Rebouças – tudo neste sábado. A proposta da ação é transpor as barreiras dos museus e galerias levando a arte para as ruas. Todos os participantes recebem medalhas e certificados.

LÚDICO

Também no sábado as crianças estão convidadas a participar do “Fazendo Arte na Casa do Candinho”. Serão disponibilizados papel, tinta, pincel e lápis colorido para que os pequenos turbinem criatividade. A atividade começará às 8h no Museu, que também vai inaugurar a instalação “Céu de Brodowski”, composta por pipas coloridas e trechos da obra poética de Portinari.

O “Domingo com Artes Cênicas” apresenta a peça teatral – O Cafezal, o Menino e o Céu Azul” que conta histórias vividas por Candido Portinari em sua infância também faz parte da programação e será realizada no domingo (13/08). A partir das 14h, o espetáculo promete uma imersão às artes cênicas e plásticas e propõe reflexões sobre diferentes questões humanas.      

Segunda-feira (14/08), das 10h às 12h e das 15h às 17h, tem o “Brincando na Praça – Celebrando Portinari” com a equipe Recreagem. O Museu Casa de Portinari e o Studio de Dança Gisella Camilo, às 19h, apresentam recital com performances nas modalidades balé, jazz e sapateado, finalizando com uma coreografia em homenagem à obra “Baile na Roça”, de Candido Portinari.

O espetáculo “Clownfusão, os Internacionalmente Desconhecidos” está na programação de terça-feira (15/08), às 09h. Inspirado no universo do circo reúne números tradicionais como malabarismo, equilibrismo no rola-rola, palhaçaria e chicote. Outra peça teatral “Reciclown Circus” também promete levar a criançada ao Museu, na sexta-feira (18/08) às 14h. Em cena, um gari e um catador de materiais reutilizáveis se encontram e refletem sobre o lixo. Enquanto um dos protagonistas quer finalizar o serviço, o outro deseja transformar o mundo.

NOVIDADE

Na quinta-feira (17/08), às 09h, no Galpão das Artes, será realizado o I Encontro de Patrimônio Histórico do Museu Casa de Portinari – “Uma casa para permanecer no tempo, guardar memórias e contar histórias”. O arquiteto José Antônio Lanchotti, o restaurador Júlio Moraes, o professor doutor Percival Tirapeli, a museóloga Angelica Fabbri e Davidson Panis Kaseker, Gerente de unidade do Museu das Culturas Indígenas, serão os anfitriões do debate sobre a relevância do acervo da instituição e o legado do artista.

A programação completa da Semana de Portinari pode ser conferida no www.museucasadeportinari.org.br ou clicando aqui. Neste ano o evento é realizado até 22 de agosto e celebra 120 anos de Cândido Portinari e 110 anos de Brodowski. Em caso de chuva, as atividades presenciais, ao ar livre, serão suspensas.

MUSEU CASA DE PORTINARI

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP). 

YouTube: /casadeportinari

Instagram: @museucadeportinari

Facebook: /museucasadeportinari).