Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre realiza em abril a 39ª Semana do Índio

Publicado dia 11/04/2011 por Acam Portinari

De 12 a 20/4, o público de Tupã e região pode desfrutar de atrações gratuitas, em um resgate da cultura e dos costumes indígenas

Exposição, artesanato, vídeos e palestras com profissionais de diversas áreas e a presença de índios da região são algumas das atrações da programação da 39ª Semana do Índio, que acontece de 12 a 20 de abril no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, em Tupã. A ação é realizada em parceria com a prefeitura do município.

A programação reúne apresentações de dança indígena, exposição das obras de José Lanzelotti, oficinas pedagógicas, palestras, debates, brincadeiras indígenas e exibição de documentários sobre o tema.

A abertura acontece numa terça-feira (12), às 9h, com a participação de autoridades, comunidade indígena, público escolar e representantes da população em geral, numa solenidade no mausoléu da patronesse da instituição cultural, localizado na escola estadual que também carrega seu nome, Índia Vanuíre. Durante a cerimônia, os organizadores do evento prestam uma homenagem à índia Kaingang e a sua importância para a pacificação entre brancos e índios no oeste paulista.

Entre as principais atrações da 39º Semana do Índio, está a exposição “José Lanzelotti – Mais do Mesmo”, uma mostra temporária de desenhos de autoria do artista que traz ao público obras produzidas em aquarela e guache. São cenas que retratam o cotidiano das comunidades indígenas brasileiras da primeira metade do século XX.

Segundo a gerente do museu, Tamimi David Rayes Borsato, a Semana do Índio é um evento permanente no calendário da instituição, que a cada ano tem atraído mais a população de Tupã e região. “Essa Semana é tão tradicional em nosso museu que o público, principalmente o das escolas da cidade e região, nos procura em busca de diferentes atividades. Esperamos que a cada ano o nosso museu possa afirmar cada vez mais a sua grandeza de patrimônio, sua memória, identidade e diversidade cultural”, afirma Tamimi.

Na 39ª Semana do Índio, a população de Tupã e região pode conhecer costumes e histórias indígenas e se divertir com as atrações oferecidas, todas gratuitas. Mais informações podem ser obtidas no Museu Índia Vanuíre (rua Coroados, 521, Centro) ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais