Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

SISEM-SP e Museu Afro Brasil promovem palestra em Campinas

Publicado dia 12/06/2015 por Acam Portinari

Atividade ocorre no Ponto de Cultura e Memória Ibaô, às 14h, com adesão gratuita; inscrições ocorrem até 17/6, no site www.sisemsp.org.br

Em 19 de junho (sexta-feira), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Museu Afro Brasil, promove a palestra “Uma Perspectiva Afro-brasileira sobre História, Memória e Arte no Espaço Museal: o Museu Afro Brasil e a Lei 10.639”. A atividade acontece a partir das 14h, no Ponto de Cultura e Memória Ibaô, em Campinas (SP), com participação gratuita.

A palestra tem como objetivo apresentar a experiência do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil no atendimento ao público, tendo como eixo o processo de construção identitária e levando-se em conta a sociedade brasileira, marcada pelo racismo, pelo preconceito e pela discriminação racial.

Na ocasião, serão abordadas algumas práticas de formação de educadores e de atendimento aos jovens atendidos pela Fundação Casa, buscando explicitar as contribuições conceituais e metodológicas que o Museu oferece, a partir das exposições de longa duração e das mostras temporárias abertas ao público.

Para participar, os interessados devem inscrever-se até 17 de junho (quarta-feira), no site www.sisemsp.org.br. O Ponto de Cultura e Memória Ibaô está localizado na Rua Ema, nº 170, no bairro Vila Padre Manoel da Nóbrega. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3342-5911.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro-africana, assim como de difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, possui um acervo de mais de 5 mil obras – grande parte doada pelo artista plástico, curador e atual diretor curador do museu, Emanoel Araújo. Com um sistema de visitação gratuito para todas as exposições e atividades, o museu ainda conta com um Núcleo de Educação para receber visitas pré-agendadas e manter o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, que atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais. Para saber mais acesse: www.museuafrobrasil.org.br

Serviço:

Palestra “Uma Perspectiva Afro-brasileira sobre História, Memória e Arte no Espaço Museal: o Museu Afro Brasil e a Lei 10.639”
Data:
19/6/2015 (sexta-feira)
Local: Ponto de Cultura e Memória Ibaô (Rua Ema, 170 – Vila Padre Manoel da Nóbrega, Campinas/SP)
Horário: às 14h
Informações: (19) 3342-5911| pculturaibao@gmail.com

 

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

 

 

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais